No próximo sábado (18/5), o IMS Paulista inaugura a exposição Koudelka: Ciganos, Praga 1968, Exílios. Com entrada gratuita, a mostra celebra parte da obra de Josef Koudelka, um dos grandes representantes da tradição humanista e poética que dominou a fotografia europeia na segunda metade do século XX. No centro cultural, serão exibidos três de seus mais icônicos trabalhos.
Com curadoria do próprio artista e organização de Samuel Titan Jr. e Miguel Del Castillo, a mostra traz as séries Ciganos (com 111 fotografias) e Exílios (74 obras). Também poderão ser vistas 11 fotografias da invasão da capital da então Tchecoslováquia pelas tropas do Pacto de Varsóvia, em 1968, evento que interrompeu abruptamente o período celebrado como Primavera de Praga.
Evento de inauguração
No próprio sábado, às 11h, haverá uma conversa entre Koudelka e a jornalista Dorrit Harazim, cofundadora da revista piauí, trazendo um panorama da obra do fotógrafo. O evento acontece no auditório do cinema do IMS, com entrada gratuita e interpretação em Libras. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes.